Propostas de leitura

a_culpa_e_das_estrelas

Obra recomendada para o 3º Ciclo.

Apesar do milagre da medicina que fez diminuir o tumor que a atacara há alguns anos, Hazel nunca tinha conhecido outra situação que não a de doente terminal, sendo o capítulo final da sua vida parte integrante do seu diagnóstico. Mas com a chegada repentina ao Grupo de Apoio dos Miúdos com Cancro de uma atraente reviravolta de seu nome Augustus Waters, a história de Hazel vê-se agora prestes a ser completamente rescrita. PERSPICAZ, ARROJADO, IRREVERENTE E CRU, A Culpa é das Estrelas é a obra mais ambiciosa e comovente que o premiado autor John Green nos apresentou até hoje, explorando de maneira brilhante a aventura divertida, empolgante e trágica que é estar-se vivo e apaixonado. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

 

A mala vazia

A mala vazia, e algumas histórias de tradição oral, de Alexandre Parafita (Obra que integra o Plano Nacional de Leitura)

com ilustrações de Pedro Serapicos

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.
A mala vazia e algumas histórias de tradição oral. Reforçadas pelo jogo lúdico das rimas, do ritmo e das imagens, estas histórias convidam todos, especialmente os mais pequenos, a uma leitura interessada e aprazível. Algumas trazem ainda o eco de antigas canções pastoris e canções de berço. Um eco que liga as crianças de hoje à memória das crianças de sempre. São histórias de ler e de ouvir. Histórias de dizer a brincar. De contar e recontar. Histórias onde o sonho e a fantasia dão que pensar.

 

Caçadores de Dinossáurios

Caçadores de dinossáurios

Escrito por Jen Green, tendo por consultor o Dr. Neil DL Clarck, do Hunterian Museum, Universidade de Glasgow (o quarto “Children’s Books 2007, originalmente publicado nos E.U.A. por Running Press Book Publishers), foi editado em Portugal pela Texto Editores.

É um livro de capa grossa de cartão, com múltiplos recursos lúdicos e espantosas ilustrações paleontológicas de Bob Nicholls. Um convite às crianças para irem em busca dos fantásticos e ferozes soberanos do mundo pré-histórico, em imagens guardadas em gavetas secretas e abas interativas, etiquetas e artefactos com texturas, tudo isto acompanhado por textos emocionantes e vívidos.

ultimo-grimm-capa

Livro escrito por Álvaro Magalhães, recomendado para o 8º ano de escolaridade pelo PNL, destinado a leitura orientada.
Conheces os irmãos Grimm? Os contos dos irmãos Grimm? Então ouve a história dos irmãos Zimmer, dois jovens ingleses, seus descendentes, que, duzentos anos depois, estão prestes a descobrir o segredo escondido por detrás dessas histórias.
Durante as férias de Verão, na Cornualha, William Zimmer descobre que herdou o dom secreto de Wilhelm Grimm, e também o seu destino extraordinário. Agora ele sabe que o Outro Lado anseia pela sua chegada, porque o dobro da vida é o que espera um novo “Grimm”, que é outro nome para “aquele que vê”.
O que acontece às histórias quando ninguém está a olhar para elas? Abre este livro e ficarás a saber. E verás: ladrões de tempo, uma pedra que fala, uma fábrica de nada, um livro que se escreve por si, um bolinho de tempo que sabe a tempo e nos faz ver as coisas como elas são, ou uma dor cor-de-rosa, que dói maravilhosamente. E ainda: duendes, fadas, unicórnios, ogres, ciclopes, espíritos inquietos, uma princesa nascida da rosa e um reino de escuridão e pensamento governado por uma criança, embora terrível. Há muitas histórias à espera de serem contadas e esta é a primeira de todas: a do último “Grimm”.

 

minecraftAlguma vez pensaste como seria estar dentro do Minecraft? Pois agora tens a oportunidade de experimentar!

Neste primeiro livro de uma hilariante série de aventuras, vais conhecer o Steve, um rapaz que nunca tinha jogado Minecraft e que, de um momento para o outro, se vê preso dentro do jogo. Com ilustrações divertidas e um enredo imaginativo, O Diário de um Minecrafter – Preso no Minecraft! é uma leitura obrigatória para todos os fãs deste jogo.

 

 

As crónicas de Nárnia (capa)

O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA

Primeiro romance de As Crónicas de Nárnia, uma série de livros de fantasia, escrita pelo autor irlandês C. S. Lewis, considerada um clássico da literatura e uma das obras literárias mais bem sucedidas e conhecidas de todos os tempos, traduzida em 41 idiomas e adaptada diversas vezes para a rádiotelevisãoteatro e cinema. A ilustradora original foi a britânica Pauline Baynes, que fazia os desenhos à base de caneta de tinta, comuns nos livros publicados na época. A série tornou-se um ícone da literatura fantástica, vendendo os sete livros da série, até à atualidade, mais de 120 milhões de exemplares em 68 países.

São as aventuras de quatro crianças do nosso mundo (Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie), que desempenham um papel central e são magicamente transportadas, através de um antigo e misterioso guarda-roupa, para o ficcional Reino de Nárnia, onde a magia é corriqueira, os animais falam e ocorrem batalhas entre o bem e o mal, sendo elas ajudadas e instruídas pelo Grande Leão conhecido como Aslam (ou Aslan). Nárnia é um exuberante país que enfrenta um terrível e prolongado inverno, imposto por uma falsa rainha, Jadis (a Feiticeira Branca), a qual já completava cem anos. Com a ajuda do grande e poderoso leão Aslam, os irmãos Pevensie têm de derrotar a rainha do mal e trazer de volta a Nárnia a paz para todos os seus habitantes.

O Regresso dos Dragões (capa)

 

O REGRESSO DOS DRAGÕES

(COMEÇA A IDADE DAS TREVAS)

Mais um livro, que tem sido extremamente produtivo em críticas; desta vez, uma nova coleção, uma trilogia, denominada A Idade das Trevas, de A. J. Lake.
Livro aconselhado a jovens adultos/adolescentes, é pequeno, relativamente fácil de ler e tem a sua pitada de aventura e ação.

“Estamos na Idade das Trevas e algo de terrível está prestes a acontecer. Um navio, saído do cais de Noviomagus em direcção à Gália, vê-se apanhado numa tempestade feroz e acaba por naufragar. Só duas crianças se salvam: Edmund, o filho de um rei que tenta a todo o custo ocultar a sua verdadeira identidade, e Elspeth, a filha do capitão do navio. Os dois vão dar à costa em cima de um baú, dentro do qual reside um grande mistério: uma espada de cristal, forjada no princípio dos tempos, com o objectivo de derrotar deuses temíveis e dragões.
Sem o querer, Edmund e Elspeth estarão ligados a esta espada e a todas as responsabilidades que acarreta. Iniciarão uma viagem perigosa por mundos desconhecidos e descobrirão segredos escondidos há muito. Entrarão num mundo fantástico e terão de enfrentar perigos que julgavam não existir em nome do Bem e da Amizade.”
A. J. Lake, a autora deste livro, foi professora e desde sempre se interessou pelo período da história inglesa conhecido como a Idade das Trevas.
As múmias (capa)

 

Uma aventura alucinante que vai envolver todos os nossos amigos, em torno de treze múmias acabadas de chegar a um Museu. Acontece que elas estão juntas pela primeira vez em mais de 3 mil anos, reunindo assim todas as condições para reactivar uma maldição…
O seu poder parece ser imenso, pelo que não vão deixar de suscitar cobiças e dar origem a histórias verdadeiramente incríveis.
Nesta aventura, a repórter Clementina Borrasca viaja até ao Antigo Egipto; a mãe de Carina quase morre; o pai de Mig está à beira de ser apanhado; e Carina tem de pôr à prova toda a sua coragem e inteligência.

Uma aventura de arrepiar. Porque… as múmias andam à solta!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.