Plano Promocional de Leitura

 

A Biblioteca Escolar da EBI da Praia da Vitória integra o Projeto Piloto da Rede Regional das Bibliotecas Escolares, no qual assume responsabilidades acrescidas na sua ação de promoção da literacia da leitura e no desenvolvimento de leitores autónomos e competentes. A leitura é o grande agente de mudança e de sucesso educativo e, logo, a melhor estratégia transversal para desenvolver a compreensão em todas áreas do conhecimento.

Diversos estudos internacionais comprovam, ainda, que a biblioteca escolar tem um papel determinante na promoção do sucesso escolar dos alunos, razão, por si só, suficiente para se valorizar e apoiar a ação da Biblioteca Escolar em prol da leitura. É enquadrada neste princípio conceptual e nas diretrizes da Rede Regional das Bibliotecas Escolares dos Açores dirigidas às Escolas Piloto, bem como nos princípios norteadores do Projeto Educativo e do Projeto Curricular de Escola, que a coordenação da Biblioteca Escolar da EBI da Praia da Vitória elaborou o seu Projeto Promocional de Leitura (PPL).

O propósito deste PPL é apresentar um plano estratégico de promoção de leitura que delineie as orientações, estratégias e ações em prol da leitura na unidade orgânica, em colaboração com todos os elementos da comunidade educativa, criando, assim, um plano integrado, sistemático e partilhado de promoção da leitura.

Na concepção deste documento são tidas em conta as iniciativas da Biblioteca Escolar e aquelas que resultam da sua ação colaborativa com os Departamentos Curriculares/Grupos Disciplinares e outras estruturas de orientação educativa, com os quais a BE coopera ativamente na promoção da literacia da leitura no seio da unidade orgânica. Este documento exprime a disponibilidade da biblioteca escolar em cooperar com os seus parceiros e em implementar um trabalho colaborativo.

É nesse sentido que a Biblioteca Escolar apresenta todas as atividades passíveis de fomentar um trabalho direcionado para a promoção da literacia da leitura.

Projeto “Formação entre Pares”

Intervenientes/responsáveis: Docentes do Núcleo de Educação Especial e Equipa da Biblioteca (Rosa Medeiros e Augusto Oliveira).

Atividade(s): Passagem de testemunho da obra Ungali, de Elsa Serra/ trabalho colaborativo. Alargamento às restantes obras do Projeto Ler +.

Objetivos: – Fomentar uma conceito de escola inclusiva, no qual a BE tenha um papel ativo; desenvolver o gosto pela leitura; ampliar capacidades leitoras e comunicacionais; saber escutar os outros; aumentar a autoestima; desenvolver o espírito de partilha; explorar o espaço da biblioteca; respeitar regras e comportamentos estabelecidos.

Destinatários: Alunos da Educação Especial.

Avaliação/instrumentos de avaliação: Formulários a alunos e professores (Google forms).

Recursos: livros, cartolinas, fichas de consolidação, vídeo e ferramentas web2.0.

 “Projeto de Educação Afetivo Sexual”

Intervenientes: Equipa do projeto de Educação Afetivo Sexual e Equipa da Biblioteca Escolar.

Atividade: Promover a realização da exploração de um conto a todas as turmas da escola, com o apoio da Biblioteca Escolar. Na exploração de cada um desses livros – que fazem parte do projeto de educação afetivo sexual (PEAS) de cada turma – promover-se-á a educação para os afetos, sexualidade e valores.

Público-alvo:

– Educação pré-escolar: “A vaca que pôs um ovo”, de Andy Cutbill;

– 1º e 2º anos de escolaridade: “A formiga Horripilante”, de Liz Pichon;

– 3º e 4º anos de escolaridade “Para onde foi o Zézinho?”, de Nicholas Allan;

– 2º e 3º ciclos “O pássaro da alma”, de Michal Snunit.

 Contos da Biblioteca Escolar

Intervenientes: Equipa da Biblioteca (Noélia Horta, Teresa Meneses, Filipe Sancho e Augusto Oliveira).

Atividade: Promoção de sessões literárias destinadas aos alunos de todos os ciclos e níveis de ensino.

Objetivos: Promover atividades de leitura dramatizada, leitura partilhada e animação que cativem os alunos e induzam comportamentos de leitura; solicitar o auxílio de bons leitores que sejam capazes de dar o seu testemunho aos alunos; reforçar a articulação entre a biblioteca e o trabalho de sala de aula.

 Clube de Leitura

Intervenientes/responsáveis: Alunos inscritos no Clube e professores Teresa Meneses e Augusto Oliveira.

Atividade(s): Leitura, recreação e dramatização de obras literárias para os alunos do 1º Ciclo.

Objetivos: Promover atividades de leitura em voz alta, leitura partilhada e animação que cativem as crianças e os jovens e induzam comportamentos de leitura. Fomentar a criação de grupos ou comunidades de leitores.

Destinatários: Alunos.

 “(Re) Contos”

Intervenientes/responsáveis: Professora Paula Cabral e respetivas turmas de Português de 11º ano.

Atividade(s): leituras de contos e/ou dramatizações por alunos do Ensino Secundário da Escola Secundária Vitorino Nemésio

Objetivos: Promover atividades de leitura em voz alta, leitura partilhada e animação que cativem as crianças e induzam comportamentos de leitura.

Destinatários: Alunos da EBIPV (o público adequa-se em função das narrativas).

Avaliação/instrumentos de avaliação: Ficha de avaliação modelo informatizada.

 Hora do Conto

Intervenientes/responsáveis: Equipa da Biblioteca Municipal Manuel Silvestre e docentes do ensino regular e Educação Especial.

Objetivos: Promover atividades de leitura recreativa, promovendo o conto oral e dando relevo, sempre que possível, ao Teatro de Fantoches.

Destinatários: Alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º Ciclo e das turmas da Educação Especial.

 Projeto Ler + no Pré-Escolar e 1º Ciclo

Atividade(s): Abordagem e exploração integrada de obras do PNL.

Intervenientes/responsáveis – Departamento do Pré-Escolar, Departamento do 1º Ciclo, Núcleo de Educação Especial, Equipa da BE e Rede Regional das Bibliotecas Escolares.

Destinatários – Alunos do Pré-Escolar, 2º ano do 1º Ciclo e algumas turmas da Educação Especial.

Objetivos: A Biblioteca Escolar da Escola Básica Integrada da Praia da Vitória, em estreita ligação com a Rede Regional das Bibliotecas Escolares (RRBE), intervirá nas escolas EB1/JI da unidade orgânica, junto dos alunos, dos docentes e das famílias, no sentido de desenvolver o gosto pela leitura e de aumentar a compreensão leitora. A promoção da leitura visa, essencialmente, formar leitores competentes que sejam agentes dinâmicos dos projetos, desempenhando a interação entre o texto e o leitor uma condição fundamental.

No ano letivo 2015-2016, a coordenação da Biblioteca Escolar da EBI da Praia da Vitória, por indicação da RRBE, privilegiará o 2º ano e o Pré-Escolar da unidade orgânica. A Biblioteca Escolar – responsável pela implementação do projeto – terá como principais interlocutores no projeto os Coordenadores do 1º Ciclo, Pré-Escolar e Educação Especial. Os professores titulares de turma do 2º ano, os docentes do Ensino Especial nas turmas em que o projeto for implementado, bem como os educadores, em parceria com a Equipa da Biblioteca Escolar, serão os agentes dinamizadores do projeto.

Os pais e encarregados de educação serão chamados a participar no projeto, por forma a garantir o seu envolvimento na valorização da leitura e na adesão a eventos relacionados com os livros e leitura.

O projeto tem como finalidade desenvolver as competências previstas no «Pro-Sucesso», no Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico e no Referencial «Aprender com a Biblioteca Escolar», contribuindo, ainda, para desenvolver um conceito de escola inclusiva, no qual a leitura e biblioteca escolar tenham um papel decisivo.

Histórias com plantas*

Intervenientes/responsáveis: Grupo disciplinar de Ciências da Natureza (2º Ciclo), Clube de Leitura, Equipa da Biblioteca Escolar e Grupo Disciplinar de Português*.

Atividade(s): Exposição de herbários; criação de um guia para construção de um herbário; exploração da obra Herbário, de Jorge Sousa Braga, proposta pelo PNL para o 5º ano em sede de sala de aula e do Clube de Leitura.

* A aguardar colaboração no grupo disciplinar de Português do 2º Ciclo para eventual exploração na disciplina (5º ano).

A Equipa da Biblioteca criará um guião que promova uma exploração da obra e um aprofundamento dos saberes científicos associados à temática.

Objetivos: Fomentar o conhecimento científico e o gosto pela poesia, articulando saberes interdisciplinares.

Destinatários: Alunos de 5º ano e do Clube de Leitura.

 Pedras com História

Intervenientes/responsáveis – Augusto Oliveira, Cidália Machado e Susana Meireles.

Objetivos – Despertar o interesse dos alunos para as ciências em geral e para a geologia, em particular. Reconhecer a existência de uma grande diversidade de rochas e minerais na Natureza. Promover a literacia da informação. Desenvolver o gosto pela escrita. Leitura de um conto sobre as areias.

Criação de contos pelos alunos do 1º/2º ciclo alusivos à temática abordada.

Publicação dos contos no blog da biblioteca.

Destinatários – Alunos do 1º/2º ciclo.

Recursos – Amostras de rochas e minerais / Bibliografia sobre petrologia.

 O(s) livro(s) da minha vida

Intervenientes/responsáveis: Equipa da Biblioteca Escolar.

Atividade(s) – Esta atividade pretende passar aos alunos o testemunho pessoal da descoberta da leitura, do prazer de ler e da sua importância. Pretende-se que o convidado dê a conhecer os livros que marcaram a sua infância e adolescência, recorrendo, entre outras abordagens, à leitura de excertos de alguns livros.

Objetivos: Promoção do livro e da leitura pelo contato com o autor.

Destinatários – Alunos do 3º Ciclo.

“Reading Time”

Intervenientes/responsáveis: Profª Ana Isabel Ferreira / Grupo Disciplinar Inglês

Atividade(s): Atividade de “Reading” e/ou “Listening” de uma história em inglês.

Objetivos: Promover hábitos de leitura, fomentar o gosto pela aprendizagem do inglês, contribuir para o reforço e ampliação do vocabulário e reforçar a componente lúdica na aprendizagem da língua estrangeira, proporcionando momentos de convívio entre professor e alunos.

Destinatários: Alunos do 1º Ciclo (do 1º ao 4º ano) das escolas onde a docente leciona.

 Sugestões de leitura da BE: divulgação de sinopses

Intervenientes/responsáveis: Filipe Sancho e Augusto Oliveira.

Atividade(s): Divulgação de novidades literárias e obras de particular relevância (blog, placard e vitrine da BE)

Objetivos: Difundir a coleção.

Destinatários: Comunidade educativa.

 Concurso “Vamos ler em voz alta”

Intervenientes/responsáveis: Equipa da Biblioteca e docentes do 3º e 4º ano.

Atividade(s): Lançar, pelo 2º ano consecutivo, um concurso aos alunos/leitores do 1º Ciclo. A atividade inicia-se em todas as turmas de 3º e 4º ano aderentes ao projeto, após o que são selecionados os vencedores por cada turma, juntando-se na final na escola sede.

Objetivos: Ler para praticar a leitura em voz alta – pretende-se que os alunos leiam com clareza, rapidez, fluência e correção, pronunciando adequadamente, respeitando as normas de pontuação e com a entoação requerida.

Destinatários: Alunos do 3º e 4º ano.

 Promoção da circulação da coleção

Intervenientes: Departamento do 1º Ciclo, Coordenadores das BE das EB1/JI e Equipa da Biblioteca Escolar.

Objetivos: Implementar a circulação de livros no seio das restantes escolas da unidade orgânica.

 Sirva-se de um livro

Intervenientes/responsáveis: Equipa da Biblioteca Escolar.

Atividade(s): Difusão de livros noutros espaços escolares.

Objetivos: Divulgar a coleção, promover a leitura e aproximar o público da BE.

Destinatários: Comunidade Escolar.

Avaliação/instrumentos de avaliação: Número total de requisições.

Feira do livro

Intervenientes/responsáveis: Equipa da Biblioteca

Objetivos: Promover o acesso ao livro, fomentar o gosto pela leitura e aumentar a coleção.

Destinatários: Alunos, docentes, funcionários e pais/E.E.

Avaliação/instrumentos de avaliação: Evidências apresentadas pelos intervenientes.

 Feira do Livro usado

Intervenientes/responsáveis – Equipa da BE com apoio da comunidade escolar.

Atividade(s) – Venda de livros usados.

Objetivos – Promover a leitura e facilitar o acesso ao livro. Envolver os pais/encarregados de educação nas atividades promovidas pela BE.

Destinatários – Comunidade Escolar.

 Encontros com escritores – Elsa Serra e Joel Neto

Intervenientes/responsáveis: Elsa Serra, Joel Neto e Equipa da BE.

Calendarização : Elsa Serra (novembro) / Joel Neto (março).

Atividade(s): Sessões literárias para o público infantil (2º ano) e juvenil (3º Ciclo).

Objetivos: Sensibilizar para a importância da leitura através da experiência pessoal de leitor (escritor).

Destinatários : 2º ano e 3º Ciclo.

Leitura informal (publicações periódicas).

Intervenientes/responsáveis – Equipa da Biblioteca Escolar.

Objetivos – Pretende-se garantir o acesso aos alunos aos jornais digitais (assina a escola o Diário Insular e o Público Digital) e outros disponíveis on line, bem como a um conjunto de revistas como a Visão Júnior, Super Interessante e Amiguinho.

É propósito da BE manter a assinatura destas publicações, procedendo à sua divulgação na escola e disponibilizando-as em espaços diferentes (bufetes dos alunos e biblioteca).

 

O Coordenador da Biblioteca Escolar da EBI da Praia da Vitória

(Augusto Oliveira)

Aprovado em Conselho Pedagógico a 9 / 12/ 2015

A Presidente do Conselho Pedagógico

 

(Eugénia Silveira)

Anúncios